segunda-feira, 27 de março de 2017

PROJETO LICENCIAR TRABALHA COM KIT ACESSIBILIDADE ÓTICA

    Compartilhamos o trabalho da professora Rita de Cassia Dos Anjos, coordenadora do projeto Licenciar "Oficinas de materiais pedagógicos para o ensino e aprendizagem de exatas para deficientes visuais".



  Com muita alegria apresentamos o kit acessibilidade ótica que desenvolvemos no projeto licenciar. Esses experimentos já existiam na literatura isolados. A ideia foi juntá-los e melhorá-los em um kit que pudesse ser adquirido e fabricado por uma empresa. Demorou um pouco o desenvolvimento do kit, apesar de ser simples. A partir do kit tanto o aluno vidente quanto o deficiente visual tem a possibilidade de entender e manusear o prisma ótico e entender a formação de imagens. As fotos em anexo não contemplam todo o experimento, apenas a caixa de madeira e o prisma. O prisma está preso em um suporte que possui uma base para ficar fixo sobre uma mesa. O outro experimento consiste de uma placa metálica que também fica em pé e a partir de imãs os alunos conseguem construir as imagens produzidas por espelhos e lentes.


   Final do ano passado participamos de um edital da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e conseguimos uma verba de cinco mil reais. Com esse dinheiro compramos cinco kits, que estão nas fotos. O evento acontecerá na escola estadual aqui em Palotina no mês de maio para divulgação com os alunos e professores. 

  Gostaria de agradecer a toda equipe do Licenciar o apoio ao projeto. Tivemos muitas conquistas e alegrias nestes dois anos. Espero que este projeto sirva de motivação para o ensino e aprendizagem de exatas para deficientes visuais.

   O projeto Licenciar possui uma grande importância na educação básica brasileira e espero que ele continue motivando professores e licenciandos da UFPR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário